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Quarta, 16 Maio 2018 17:41

Idosos também podem praticar pilates?

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Fazer Pilates não é mérito só de pessoas mais jovens. O princípio básico do Pilates é trabalhar o fortalecimento e o alongamento dos músculos de forma equilibrada. A força do núcleo (músculos abdominais, músculos da coluna vertebral, músculos perineais) é o objetivo de todos os programas do método Pilates.

É importante manter a força do núcleo enquanto envelhecemos, afim de evitar as dores nas costas. O Pilates é visto como um exercício que promove uma sensação geral de bem estar.

São muitos os benefícios proporcionados pelo Pilates aos idosos:

• Alivio da dor (principalmente as lombares);
• Maior percepção dos movimentos;
• Fortalecimento dos músculos dos membros inferiores e superiores e do tronco;
• Aumento da Flexibilidade (musculatura mais alongada);
• Maior equilíbrio;
• Alívio do estresse.

O principal objetivo está na auto estima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então se sentia incapaz. Terá mais força, maior controle muscular, melhor capacidade respiratória e melhor circulação, maior flexibilidade, maior consciência corporal, equilíbrio e coordenação, alívio do estresse, da fadiga e melhora das dores musculares e articulares.

Enfim, o método permite um atendimento personalizado, realizando um trabalho corporal direcionado ao seu caso. Segundo o Joseph Pilates (criador do método), após as 10 primeiras aulas, o idoso sente que seu corpo mudou. Depois de 20 aulas, as mudanças são visíveis. Após 30 seções, as demais pessoas notam as mudanças. Essa é sem duvida, uma maneira gostosa de cuidar do  corpo e da mente enquanto envelhece.

Para solucionar suas dúvidas, apresentaremos alguns bons motivos para incentivar você que procura melhorar sua qualidade de vida:

• Melhora sua postura corporal;
• Alivia o estresse do dia a dia;
• Proporciona alívio de dores musculares e articulares;
• Previne incontinência urinária;
• Contribui para o aumento da libido;
• Renova o colágeno da pele;
• Proporciona flexibilidade para os diabéticos;
• Ameniza sintomas da depressão;
• Melhora sua qualidade de vida.

Enfim pratique Pilates sem erro!

Aprenda a praticar exercícios do método sem correr o risco de ter dor ou lesões. Procure por um fisioterapeuta especializado no método.

Mais informações sobre o Pilates na Terceira idade podem ser obtidas pelo (63) 3322 3916 ou WhatsApp (63) 98484 3165

Última modificação em Quarta, 16 Maio 2018 18:15
Marta Lúcia

Fisioterapeuta formada pela UNOESTE, com Especialidades em Acupuntura, Saúde da Mulher, Terapia Manual, Ortopedia e Traumatologia, Treinamento Desportivo e Saúde Publica. Empresária do Espaço Jalapa, Espaço de Fisioterapia e Terapias Integrativas. Professora do CEULP/ULBRA com Mestrado, Doutorado e Pós Doutoranda em Ciências da Saúde. Com diversas formações na área da Fisioterapia como RPG, Pilates, Leopold Busquet e Ayurveda. Casada com Lúcio Flavo, Empresário da Catedral do Jalapão Ecolodge, mãe de dois filhos.

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